A Primeira Edição será bem modesta e limitada, com um caráter meramente inaugural, familiar, fraternal, relativamente interno, e já tem até a Marchinha Oficial, gravada em estúdio profissional com a linda voz do Rei David Assayag, e tem também o Mascote Oficial, que é o boneco “Patusco” (o Pato Oficial), para alegrar as pessoas e marcar o coração das crianças.
Manaus – O Carnaval 2023 se aproxima, e os ânimos populares se exaltam, e a euforia começa a tomar conta do coração da gente… O Carnaval, esse elemento-componente da identidade brasileira, e segmento indubitável da poesia, da alegria, da emoção e que também faz parte de um verdadeiro um ritual nacional, cujo poder ideológico une todos numa mesma classe: a dos foliões.
Em Manaus, o poder do Carnaval é conhecido nacionalmente, tanto pelas Escolas de Samba locais, quanto pelas Bandas. E nesse quesito em particular (as Bandas), o carnaval manauara conta com Bandas grandiosas e muito prestigiadas, e que reúnem anualmente dezenas de milhares de foliões: “Banda da Bica”, “Banda da Difusora”, “Banda do Boulevard”, entre outras.

Todos os anos nascem Blocos e Bandas em Manaus, o que torna o Carnaval ainda mais dinâmico e festivo. Nesse Carnaval de 2023, nasce a “Banda do Patologia Cultural”, que é uma representatividade carnavalesca do Movimento Patologia Cultural, um grande Sarau com Circuito Autoral que acontece todo último final de semana do mês, e que é de responsabilidade da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA) e da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (ALCAMA).

Segundo a Coordenadora-Geral do Projeto, a acadêmica e pedagoga Synthia Melo, “A Banda do Patologia Cultural” nasce com o intuito celebrativo um tanto diferente das demais, porque traz uma proposta ‘saudosista’, onde a predominância musical será de marchinhas consagradas e antigas, e também as novas. Além disso, teremos muito Boi-Bumbá e Samba Enredo. O nosso lema tem como palavras-chave: Família, Carnaval, Povo, Alegria e Arte, e carrega consigo a preocupação com o Meio Ambiente. Assim, onde a Banda for acontecer, e seja onde for, tudo ficará limpinho como originalmente, e os próprios foliões se encarregarão da limpeza pública”, destaca a Coordenadora.

Synthia ressalta também que “essa primeira edição será bem modesta e limitada, com um caráter meramente inaugural, familiar, relativamente interno, e já temos até a Marchinha Oficial, gravada em estúdio profissional com a linda voz do Rei David Assayag, e o Mascote Oficial, que é o boneco “Patusco” (o Pato Oficial), para alegrar as pessoas e marcar o coração das crianças. Mas o evento é aberto ao público em geral, mesmo aos que não adquirirem o “Paturi”, que é o abadá oficial da Banda”, finalizou ela.

A primeira edição da “Banda do Patologia Cultural” traz a marchinha oficial denominada “Meu Paturi”, composta por Marquinhos Negritude, Wanderley Freitas e Paulo Queiroz, e foi gravada por David Assayag. O valor do “Paturi” é de R$ 100,00, já incluídas as bebidas (cerveja, refrigerante e água), mas não é obrigatório, e quem desejar pode levar a sua própria bebida. O evento acontecerá no dia 19 de fevereiro, (domingo de Carnaval), a partir das 17h, no calçadão do Centro Comercial Kopenhagen (Av. Tancredo Neves, nº 285, Parque 10).
Confira no link abaixo a Marchinha Oficial da Banda do Movimento Patologia Cultural 2023, na voz do Rei David Assayag:
Da Redação: Paulo Queiroz
Fotos: Movimento Patologia Cultural