Portal Voz Amazônica

Academia de Letras do Brasil no Amazonas dará posse à nova Diretoria

Leonardo Mississipe de Souza, escritor e poeta fonteboense, será o novo presidente da Entidade e pretende, juntamente com todos os seus pares e com instituições parceiras – além de expandir a Academia –, interiorizar os projetos culturais e artísticos, alcançando também os talentos dos municípios amazonenses.

Manaus – A Academia de Letras do Brasil – Amazonas (ALB/AM) dará posse à sua nova Diretoria Executiva, eleita para o biênio 2022/2024, cuja composição conta com os seguintes membros: Presidente: Leonardo Mississipe de Souza; Vice – Presidente: Júlio Antônio Lopes; 1ª Secretária: Raimunda Gil Schaeken; 2ª Secretária: Dayse Maia Peixoto; Diretora de Relações Institucionais: Maria Júlia Freire Lobo; 1º Tesoureiro: Deométrio Barbosa de Araújo; 2ª Tesoureiro: Raimundo Gomes Lima. O Conselho Fiscal ficou assim composto: Titulares – Doroni Hilgenberg, Daniel Valente e Daura Brasil. Sumplentes – Edith Leite da Costa, Cecília Rodrigues e Auricléa das Neves.

A Entidade chegou ao Amazonas no dia 1º de agosto de 2015, e tem membros de todos os lugares da região. | Foto: Divulgação/PVA.

O novo presidente fez questão de destacar pretensões importantes: “Quero muito levar o Silogeu para mais perto das outras entidades, para estreitarmos ações e projetos e, muito especialmente, aproximar a Academia de Letras do Brasil do interior do Amazonas. Assim como eu tive a oportunidade de participar da vida cultural, difundindo o meu trabalho, minhas obras e o meu nome, desejo fazer o mesmo com os inúmeros talentos que temos espalhados pelos beiradões”, afirmou Mississipe.

Escritor e poeta Leonardo Mississipe de Souza, presidente eleito da Academia de Letras do Brasil-Amazonas, em visita à Redação do Portal Voz Amazônica. | Foto: Paulo Queiroz/PVA.

O escritor e poeta Leonardo Mississipe é filho de Fonte Boa (AM), conhecido carinhosamente no meio literário como o “Poeta Contemplador da Amazônia”, é autor de várias obras literárias, inclusive está lançando seu novo livro, “Recordações de Meu Pai”, romance memorialístico que engrandece as raízes de sua ancestralidade e eleva as coisas da vivência no interior do Amazonas. Ele já ganhou vários prêmios pelo seu trabalho, e presidiu por dois mandatos consecutivos a Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM). Mississipe é o atual Secretário-Geral da Academia de Letras e Culturas da Amazônia (ALCAMA), e é membro de várias outras entidades culturais na Amazônia e no Brasil.

A Solenidade de Posse ocorrerá em um jantar por adesão, no próximo dia 25 de fevereiro, às 19hs, na Loppiano Pizzaria. | Foto: Paulo Queiroz/PVA.

A Entidade chegou ao Amazonas no dia 1º de agosto de 2015, e tem membros de todos os lugares da região. Escritores, poetas, educadores e artistas, intelectuais que trabalham pelo desenvolvimento da Amazônia, integram o quadro medalístico da Academia que, até a posse da nova Diretoria, tem como presidente a atuante educadora e escritora Cecília Rodrigues de Souza.

Escritor e poeta Leonardo Mississipe de Souza (à esquerda), com membros e convidados da Academia de Letras do Brasil – Amazonas. | Foto: Rodrigo Lopes/PVA.

O novo presidente também destacou o trabalho realizado até aqui pelos dirigentes da Instituição: “Seria um lapso não mencionar o trabalho incansável de mulheres e homens aguerridos que geriram e colaboraram até aqui no crescimento e consolidação dessa importante Academia, sem os quais seria impossível prosseguir: escritores Cecília Souza, Auricléa das Neves, Doroni Hilgenberg, Raimunda Gil Schaeken, Maria de Belém Maués, Neilany Amazonas, Rita Alencar e Silva, Silviah Carvalho (in memoriam), Júlio Antônio Lopes, Deométrio Barbosa, Raimundo Colares, e tantos outros, cujo trabalho não cessa. Muito obrigado a todos e todas!”, concluiu.

Escritores, poetas, educadores e artistas, intelectuais que trabalham pelo desenvolvimento da Amazônia, integram o quadro medalístico da Academia. | Imagem: Divulgação/PVA,.

A Solenidade de Posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Academia de Letras do Brasil – Amazonas ocorrerá em um jantar por adesão, no próximo dia 25 de fevereiro de 2022, sexta-feira, às 19hs, na Loppiano Pizzaria, localizada na Rua Major Gabriel, nº 1.080, Centro (esquina com Av. Airão). Mais informações sobre e Entidade podem ser obtidas no link da página institucional abaixo:

https://www.facebook.com/ALBAmazonas-1608079716142839/?ref=page_internal

Da Redação: Paulo Queiroz para o Portal Voz Amazônica e Rádio Cultural da Amazônia.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.