Mostra inclusiva reúne em seu acervo 20 obras inéditas (pinturas) táteis de reflexão social exaltando a vida cabocla e aspectos florais da natureza amazônica propondo diálogo entre arte, identidade, crítica social, diversidade e prestígio a deficientes visuais, enaltecendo as cores da resistência regional.

Manaus (AM) – A imensidão apaixonante e encantadora da Amazônia ganha novas cores e significados com a abertura da exposição “Antes do Ângulo”, do escritor, poeta e artista plástico barreirinhense Elpídio Nunes, que entra em cartaz no Museu da Cidade de Manaus (antiga sede da prefeitura) nessa sexta-feira, 18 de julho, das 16h às 20h, com entrada gratuita. A mostra, que vai permanecer no Museu por quatro semanas, reúne mais de 20 obras do artista em uma celebração vibrante da diversidade estética em alto-relevo, social, natural e poética, exprimindo a ideia plástica tátil para todas as pessoas, mas de modo destacado aos deficientes visuais.

Exposição inaugural "Antes do Ângulo". | Imagem: Divulgação/PVA.
Exposição inaugural “Antes do Ângulo”. | Imagem: Divulgação/PVA.

As pinceladas provocativas e exclusivas foram concebidas para tocar e serem tocadas, literalmente. São obras belas que desafiam o ‘olhar’ de quem vê e a visão sensorial de quem não pode ver. Elpídio Nunes propõe como o fio condutor da exposição “Antes do Ângulo” a alteridade, a pluralidade e o respeito, pois a exposição, cuidadosamente pensada, valoriza o caráter sensorial do ser humano.

20 obras exclusivas compões o acervo da exposição. | Foto: Paulo Queiroz/PVA.
20 obras exclusivas compõem o acervo da exposição. | Foto: Paulo Queiroz/PVA.

Entre os destaques do acervo, estão as obras “Vila Carneiro”, “Parente João”, “Redário no Barco”, “Dança do Çairé”, “Noturno no Andirá”, “Helicônia”, “Onze Horas Amarelas”, e muitas outras, inclusive com descrições em braile. O artista plástico, escritor e poeta Elpídio Nunes é membro-efetivo da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (ALCAMA), da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA), e de tantas outras entidades, e é também autor de diversas obras literárias, e hoje convida a todos para a degustação de vinhos especiais e petiscos, e para a celebração da amizade, da poesia e da arte.

WhatsApp Image 2025 07 17 at 14.11.12
Obras táteis, para tocar a ‘visão’, e para serem tocadas. | Foto: Divulgação/PVA.
WhatsApp Image 2025 07 17 at 14.11.10 1
Diversidade estética em alto-relevo, com viés social, natural e poético, exprimindo a ideia plástica tátil para todas as pessoas, mas de modo destacado aos deficientes visuais. | Foto: Divulgação/PVA.

Serviço:

Exposição: “Antes do Ângulo”
Local: Museu da Cidade de Manaus
Data: 18 de julgo de 2025
Horário: das 16h às 20h
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Informações: (92) 99515-9732

Acessibilidade: Sim

Picture of Paulo Queiroz

Paulo Queiroz

Escritor, poeta, editor, antropólogo e professor universitário. Comendador pela Câmara Brasileira de Cultura (CBC). Radialista e jornalista: MTb 0001421-DRT/AM, Matrícula nº 3857. Presidente da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA) e da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (ALCAMA). Membro Honorário da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas (ACLJA), da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (ALCEAR), da Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM), da Academia de Letras do Brasil (ALB/AM), entre outras. Professor de Ciência Política, Antropologia Jurídica, Metodologia do Estudo Jurídico, TCC, Filosofia do Direito, Iniciação Científica, Ética e Deontologia Jurídica e Direito Constitucional. Psicanalista Forense em formação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade
Últimas postagens