Portal Voz Amazônica

Associação dos Escritores do Amazonas celebra 27 anos de atuação

Uma sociedade organizada que nasceu com o propósito de promover e estimular escritores, dando ênfase às suas obras, destacando seus membros na vida cultural contemporânea, e nas mais diversas áreas de atuação intelectual.

Manaus – No próximo dia 12 de março, a Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM) comemorará 27 anos de existência. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, fundada no ano de 1995, em Manaus, nos salões do Centro de Artes Chaminé.

Brasão Oficial da Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM). | Imagem: Asseam/PVA.

Atuando como uma sociedade organizada, a Associação teve como seu idealizador, articulador e fundador, o escritor, poeta e advogado Gaitano Antonaccio, juntamente com outros intelectuais, cujos nomes encontram-se registrados nos anais da Associação.

Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, fundada no ano de 1995, em Manaus, nos salões do Centro de Artes Chaminé. | Foto: Asseam/PVA.

Desde a fundação, a Associação dos Escritores do Amazonas já teve como presidentes nomes da literatura amazônica, entre eles o próprio Gaitano Antonaccio, e também: Armando de Menezes, Almir Diniz, Jorge Humberto Barreto, Orange Ribeiro Cinque, Raimundo Colares Ribeiro, Leonardo Mississipe de Souza, Ernani Garcia, e, atualmente, a professora e escritora tefeense Raimunda Gil Schaeken.

A atual presidente, escritora Raimunda Gil Schaeken, decana da instituição, destaca com orgulho as atividades desenvolvidas e as adesões de vários talentos à entidade, ressaltando o prestígio da Associação na consolidação dos sonhos de seus membros, que vão desde novos nomes que despontam na vida cultural, bem como nomes representativos e tradicionais na prática literária e artística.

A atual presidente da ASSEAM, Escritora Raimunda Gil Schaeken (dir), na companhia das escritoras Rita Haikal, a saudosa Vânia Pimentel, e Auricléa Neves. | Foto: Asseam/PVA.
Com forte atuação das mulheres, a Associação dos Escritores do Amazonas cresce anualmente. | Foto: Asseam/PVA.

“Em quase três décadas de atuação, a Associação tem aglutinado pessoas de todas as partes da Amazônia e do Brasil, e tem entre suas finalidades fundamentais, a liberdade do pensamento, o apoio às expressões intelectuais, e a reverência à dignidade, à liberdade e à inclusão, dando ênfase a todas as atividades que digam respeito ao desenvolvimento cultural do Amazonas. Inclusive, nessa celebração de 27 anos, estaremos dando posse a novos membros”, afirmou Raimunda Gil.

O escritor Gaitano Antonaccio (centro), grande idealizador e fundador da Associação dos Escritores do Amazonas, ladeado por membros. | Foto: Asseam/PVA.

A comemoração do 27º aniversário da Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM) ocorrerá na manhã do dia 12 de março, sábado, às 90h30, no Espaço Cultural Francisco Antonaccio, situado na Rua Monsenhor Coutinho, 527, centro de Manaus, com várias atividades programadas.

Da Redação: Paulo Queiroz, para o Portal Voz Amazônica e para a Rádio Cultural da Amazônia.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.