Portal Voz Amazônica

Conflitos entre vizinhos dispararam durante a pandemia, afirma especialista

Especialista em Mediação de Conflitos Ana Esteves Kaiuca ministrou um curso para intermediar conflitos entre vizinhos em condomínios.

A especialista em Mediação de Conflitos Ana Esteves Kaiuca informou que durante a pandemia, o número de conflitos entre vizinhos disparou em quase 100%. “São muitas as reclamações: barulho de obra, som alto, falta do uso de máscara, negligência no uso de espaços compartilhados e até festas com aglomeração nos apartamentos”, diz Ana.

Ela conta o que preocupa moradores e síndicos na pandemia, e o que é possível fazer para garantir a paz nos edifícios.

O que é mais difícil de aguentar dos vizinhos nessa pandemia?

O mais difícil, sem dúvida, é administrar as relações interpessoais. No confinamento, as pessoas estão mais ansiosas e intolerantes com relação a tudo. O clima ruim afeta a vida dos moradores e desvaloriza o imóvel. Não dá para sair vendendo o apartamento ou deixando o imóvel alugado para trás por conta de problemas que podem ser resolvidos com diálogo. A mediação tem respaldo na Lei 13.140, de 2015, e as decisões têm o valor legal de um contrato jurídico.

No dia 3 de junho, foi ministrado o curso SOS Conflitos Condominiais. “Acho que o aprendizado mais importante que esse curso oferece é que ninguém resolve nada sozinho. Dá trabalho construir coletivamente, mas funciona muito mais. Os conflitos são resolvidos em 90% dos casos”, declarou a especialista.

Da Redação

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.