Portal Voz Amazônica

David Assayag receberá Prêmio Arara Cultural e Diploma da Glória Amazônica

O Prêmio Arara Cultural e o Diploma da Glória Amazônica são as maiores honrarias da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (ALCAMA) e da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA), outorgadas a personalidades que têm relevantes trabalhos na Amazônia, em várias categorias.

Manaus – O cantor David Assayag, conhecido internacionalmente, é um dos agraciados com o Prêmio Arara Cultural e o Diploma da Glória Amazônica. O artista é dono de uma trajetória consagrada de 36 anos de carreira. Carinhosamente chamado de “A Voz da Amazônia”, “O Uirapuru da Amazônia” e “Rei David”, ele é um ícone do Festival Folclórico de Parintins, e coleciona vários títulos como levantador de toadas, tanto pelo Boi Garantido como pelo Caprichoso.

David é uma referência de arte, cultura, musicalidade e poder vocal na Amazônia, e a sua presença nos eventos culturais por onde passa encanta as multidões, sempre de mãos dadas à Lilian Daniel, publicitária que o acompanha e que exerce um papel elegante e essencial na composição das apresentações do Rei.

David Assayag é uma referência de arte, cultura, musicalidade e poder vocal na Amazônia. | Foto: Divulgação/PVA.

Fato é que David Assayag é um artista reconhecido e já bastante premiado, mas para o presidente da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (ALCAMA) e da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA), outorgantes da Premiação, o professor e escritor Paulo Queiroz, “o Arara Cultural e o Diploma da Glória Amazônica são únicos, exclusivos, inéditos, lindos, diferentes, extraordinários, e foram concebidos por mãos de artistas de renome que também atuam em Parintins”, disse Queiroz.

Outras personalidades da Amazônia também serão agraciadas com as referidas honrarias, que terão a sua outorga oficial no dia 22 de julho, no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), às 18h30; a premiação de David Assayag, contudo, ocorrerá em Sessão Extraordinária, pois o artista tem viagem agendada para o próprio dia 21, data em que será premiado solenemente, às 12h30, em um almoço no Restaurante Palhoça, e a imprensa toda está convidada. Na representação Institucionalizada da ABEPPA e ALCAMA estarão: Paulo Queiroz (presidente), Synthia Melo (Coordenadora de Projetos), Maria de Belém Maués (Diretora Institucional), Nonato Torres (Folclorista) e Wanderley Freitas (Compositor).

O Prêmio Arara Cultural e o Diploma da Glória Amazônica são as maiores honrarias da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (ALCAMA) e da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA). | Imagem: Divulgação/PVA.

Entre as personalidades (físicas e jurídicas) que também receberão o importante Prêmio, estão escritores, pesquisadores, estudiosos, intelectuais, artistas, fomentadores da Cultura, etc., tais como: o poeta potiguar Matusalém Dias de Moura (Literatura), Érika Ferreira Ribeiro (Serviço Público e Ativismo Cultural), G.R.E.S. Reino Unido da Liberdade (Projetos Sociais e Ativismo Cultural), Marco Aurélio Choy (Ciências Jurídicas e Docência), Flávio Pascarelli (Ciências Jurídicas e Docência), Solange Holanda (Empreendedorismo Acadêmico e Pesquisa), Maria do Carmo Seffair (Empreendedorismo Acadêmico e Pesquisa), Jean Cleuter Mendonça (Ciências Jurídicas), Omar Maia (Projetos Sociais), Lúcia Viana (Ciências Jurídicas e Docência), e tantos outros.

“O David Assayag, além de ser um nome da cultura amazônica que muito nos emociona, representa uma fortaleza para os nossos Silogeus, pois o seu nome é a personificação da figura de um ídolo amado pelo povo, inclusive amado pelos que teoricamente o execram, e mesmo hoje, atualmente, agora, nesse exato momento, ele não estar vinculado nem ao Vermelho nem ao Azul, quando chegar a hora o seu nome será objeto de concorrência para tê-lo novamente na Arena. Festival Folclórico de Parintins sem David Assayag, é como a Fórmula 1 sem Ayrton Senna”, brincou o presidente Paulo Queiroz.

 Da Redação: Synthia Melo

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.