Portal Voz Amazônica

Evento cultural: Itacoatiara receberá 600 livros do Projeto Literatura Caminhante

Com homenagem ao escritor “Bosquinho Poeta”, o Projeto realizará um grande encontro literário na “Pedra Pintada”. A iniciativa percorre municípios do interior do Amazonas e já entregou mais de 15.000 obras literárias, frutos de doações de várias pessoas, autores amazônicos e de segmentos variados.

Manaus – Nos próximos dias 27, 28 e 29 de maio, o Projeto Literatura Caminhante estará com a sua Comitiva no município de Itacoatiara. A iniciativa é de responsabilidade da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA) e Academia de Letras e Culturas da Amazônia (ALCAMA), cuja missão é contemplar as bibliotecas públicas e privadas dos interiores do estado do Amazonas e consiste na formação de leitores e escritores, na realização de oficinas, seminários e workshops, e sobretudo, na entrega gratuita de livros.

“Bosquinho Poeta”, escritor amazonense, será homenageado. O PLC consiste na formação de leitores e escritores, na realização de oficinas, seminários e workshops, e sobretudo, na entrega gratuita de livros. | Imagem: PLC/PVA.

Além da Entrega Solene de 600 obras literárias para o acervo da Academia Itacoatiarense de Letras (AIL), e homenagem ao escritor “Bosquinho Poeta”, o evento também fará uma interação especial com os membros da AIL, que realizarão homenagem aos membros já falecidos da Academia. O PLC é voltado para a consolidação da Literatura, da Cultura e da Arte, e da prática da leitura e escrita, como meios eficientes de formar escritores, e como caminhos de construção de cidadania e aperfeiçoamento social. Tem como parceiro imediato o Projeto Escritor Estudante. Essas iniciativas estão aliançada com outros segmentos que pertencem à ABEPPA e à ALCAMA, tais como: Rádio TV Cultural da Amazônia, Portal Voz Amazônica, Festival Litero-Cultural da Amazônia – FLICULT, Movimento Patologia Cultural – MPC, Academia Editorial de Formação de Escritores – ACEFE, e Editora Palavra da Terra.

A Comitiva do Projeto Literatura Caminhante estará no município de Itacoatiara nos próximos dias 27, 28 e 29 de maio, para onde levará 600 livros novos. As obras são frutos de doações de pessoas físicas e jurídicas, e também de autores amazônicos.

Com apoio de doadores e cooperadores especiais, o Projeto Literatura Caminhante em Itacoatiara tem o patrocínio operacional de várias iniciativas, especialmente do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e do escritor “Bosquinho Poeta”.

O membros da Academia Itacoatiarense de Letras (AIL) farão também homenagem aos membros da Academia já falecidos. | Imagem: PLC/PVA.

O PLC de Itacoatiara nasceu de uma parceria fundamental entre o Programa “Canoa Cultural” (apresentado semanalmente pelo artista “Natinho Mureru” na Difusora FM de Itacoatiara), que realizará o 1º Sarau “Canoa Cultural” na cidade, com apresentação de atrações musicais no Auditório do SESC. Outros Saraus Literário será realizados em outros pontos da cidade, visando a interação com autores locais e com potenciais escritores e poeta.

Camisa Oficial do Projeto Literatura Caminhante (PLC). | Imagem: PLC/PVA.

O município que desejar receber a Comitiva e os livros deve entrar em contato com a Coordenadoria do Projeto (Pedagoga Synthia Melo), pelos fones/Whatsaps (92) 98200-9908 e 99428-9908 para as tratativas de realização do Projeto “Literatura Caminhante” na sua cidade, ou do Projeto “Escritor Estudante” em sua escola ou faculdade em Manaus.

Mais informações dos projetos podem ser obtidas pelos links:

www.facebook.com/literaturacaminhante

www.facebook.com/escritorestudante

Da Redação

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.