Manaus está entre as cinco piores capitais para se viver, indica estudo
Manaus é uma das piores cidades para se viver em todo o Brasil, e está à frente apenas de Maceió, Porto Velho, Belém e Macapá. O índice considera indicadores em quatro áreas: Educação, Saúde, Segurança e Saneamento.
O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) apresenta uma análise da evolução recente das 100 maiores cidades brasileiras, que representam metade do PIB brasileiro, com base no IDGM, indicador sintético que reúne 15 indicadores em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população: i) educação, ii) saúde, iii) segurança e iv) saneamento e sustentabilidade.
Dentre as 26 capitais brasileiras, Manaus é uma das cinco piores para se viver. A capital amazonense aparece na 22ª colocação no ranking do Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), com 0,545 pontos. Acesse o site do DGM e confira: https://www.desafiosdosmunicipios.com.br/ranking_inicio.php.
Com isso, Manaus é uma das piores cidades para se viver em todo o Brasil, e está à frente apenas de Maceió, Porto Velho, Belém e Macapá. O índice considera indicadores em quatro áreas: Educação, Saúde, Segurança e Saneamento. Para cada área e para cada indicador, são destacados os municípios com melhores posições e com maiores evoluções.
As primeiras capitais mais bem colocadas são, no primeiro lugar do ranking está Curitiba, seguida de Vitória, Belo Horizonte, São Paulo, Florianópolis, Palmas e Campo Grande.
Da Redação: Paulo Queiroz

Escritor, poeta, editor, antropólogo e professor universitário. Comendador pela Câmara Brasileira de Cultura (CBC). Radialista e jornalista: MTb 0001421-DRT/AM, Matrícula nº 3857. Presidente da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA) e da Academia de Letras e Culturas da Amazônia (ALCAMA). Membro Honorário da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas (ACLJA), da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (ALCEAR), da Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM), da Academia de Letras do Brasil (ALB/AM), entre outras.