Portal Voz Amazônica

O PROFETA DA TERCEIRA IDADE

O Amazonas é uma terra abençoada. E é abençoada não apenas por seu fantástico patrimônio ambiental, cantado em prosa e versos, mas também por ter servido de berço a tantos filhos ilustres. Em praticamente todas as áreas há sempre um grande amazônida a trabalhar e a nos honrar com seus exemplos de vida.

O médico e cientista Euler Esteves Ribeiro é um desses luminares. Nascido em Itacoatiara, interior do Amazonas, graduou-se pela Universidade Federal do Pará, fez pós-graduação em Geriatria e Gerontologia pelas Universidades UNB-DF, UF-GO e PUC-RS e tornou-se, ainda, Especialista em Pneumologia (AMB) e Ph.D em Geriatria e Gerontologia pela PUC-RS. Euler é uma das maiores autoridades no mundo sobre o tema “saúde e terceira idade”, sendo frequentemente requisitado para proferir palestras no país e no exterior, como as que protagonizou na Sorbonne (França), em Portugal e, até, no Japão. Ele é autor de inúmeros livros sobre o assunto, três dos quais tive o privilégio de editar: “Dieta Amazônica”, “Aprendendo a envelhecer com qualidade” e “Envelhecer é um privilégio”, em coautoria com a professora Ivana Mânica da Cruz.

Isso, porém, não é tudo. Euler foi secretário de Saúde do Amazonas e, também, deputado federal. No desempenho de seu mandato, atuou como relator, membro ou presidente de comissões que definiram questões como o Sistema de Previdência Social, o Sistema Único de Saúde (SUS), a regulamentação dos Planos de Saúde e Seguros e o Projeto de Lei que resultou no Estatuto do Idoso.

O seu extraordinário talento, entretanto, aflorou, mesmo, no campo da medicina e da pesquisa. Dono de uma prosa fácil e envolvente, Euler transmite conhecimentos científicos de forma simples, como quem conversa, exercitando todo o seu talento de escritor e palestrante, membro da Academia Amazonense de Letras (AAL), do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), onde somos confrades, bem como da Academia Amazonense de Medicina (AAM). Ele é Professor Emérito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), título que coroa a sua trajetória profissional, mas que não é o seu ponto de chegada, haja vista que esse nobre irmão acorda todos os dias com uma nova meta, de preferência que contemple o bem coletivo, a bater. Sua energia e entusiasmo são contagiantes. E ele ainda encontra tempo para receber, em seu consultório, que mantém com sua esposa Ednéa, todos aqueles que lhe procuram e que sempre saem, como nos velhos tempos, com a certeza de que foram acolhidos, examinados e diagnosticados com toda a atenção, carinho e critério. Eu sou testemunha disso.

Aliás, como visionário e construtor de sonhos, o doutor Euler Ribeiro criou e dirige, é o reitor, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade, a FunATI, entidade de inigualável alcance social e poder de integração que é, sem dúvida, a obra-prima de sua vida. Este trabalho e “a menina de seus olhos”, sua razão de existir, é um inestimável legado que ele deixa para todos nós. Vale registrar, porque de justiça, que durante o momento mais terrível da pandemia de Covid-19, a equipe da FunATI, promoveu a orientação e o atendimento de sua clientela, por meio também da telemedicina, com excepcional nível de sucesso. Hoje o nobre amigo completa 80 anos de idade. Benditos sejam José Ribeiro e dona Darlinda, seus saudosos pais, que trouxeram a este plano terreno um grande alma, um precioso benfeitor da humanidade.

Da Redação:

Júlio Antônio Lopes para o Portal Voz Amazônica e para a Rádio Cultural da Amazônia

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.