
Projeto “Literatura Caminhante” nas bibliotecas do interior do Amazonas
O Projeto “Literatura Caminhante” é uma iniciativa de responsabilidade da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA) e da Academia de Letras e Culturas da Amazônia (ALCAMA), e consiste na formação, revelação e valorização de leitores e escritores, na realização de oficinas, seminários e workshops, e sobretudo, na entrega gratuita de livros em bibliotecas públicas do interior do Estado do Amazonas e na Amazônia.
Manaus – O Projeto é voltado para a consolidação da Literatura, da Cultura e da Arte, e da prática da leitura e escrita, como meios eficientes de formar escritores, e como caminhos de construção de cidadania e aperfeiçoamento social. Tem como parceiro imediato o Projeto Escritor Estudante, e já entregaram mais de 10.000 obras em vários municípios e escolas amazonenses. As ações operacionais são sempre fomentadas pela iniciativa privada ou governamental, notadamente pelos anfitriões em cada município, e ainda por lideranças políticas regionais.

Os livros entregues são frutos de doações de cidadãos, empresas, órgãos públicos e comunidades simpatizantes e apoiadores do Projeto. A Coordenação do Projeto, que está atualmente na responsabilidade da professora e pedagoga Synthia Queiroz, que declara de modo público: “Não aceitamos livros didáticos (há de sobra nos interiores), nem livros destruídos, sem capas, rasgados, ou volumes atualizáveis. Todos devem ser livros da chamada ‘literatura universal’ (romance, poesia, conto, crônica, acadêmico, prosa, etc…). As obras, mesmo que estejam usadas ou riscadas, devem estar em ótimo estado, e são sempre higienizados pela equipe dos Projetos, por uma questão de respeitabilidade aos nossos destinatários, que merecem sempre o melhor de todos nós”, ressaltou Synthia.
Mais recentemente, nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, a Comitiva do Projeto “Literatura Caminhante” esteve no município de Tefé (a 521km de Manaus), para a entrega solene de 700 livros novos, para compor o acervo da Biblioteca Municipal Escritor Protásio Pessoa, O patrocínio de passagens, estadia, alimentação e transporte local, e toda a viabilização do Projeto, foi generosamente concedido pelo deputado estadual Carlinhos Bessa (filho de Tefé), Prefeitura Municipal de Tefé, na pessoa do prefeito Nicson Marreira, e Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), na pessoa do Prof. Marcus Lúcio. A acolhida ficou por conta da Prof. Tereza Cortezão, diretora da Biblioteca Municipal, e sua equipe.


As Comitivas do Projeto “Literatura Caminhante” são geralmente rotativas, de acordo com a disponibilidade dos membros em viajar, e são constituídas por escritores, artistas e poetas (profissionais das mais diversas áreas do Conhecimento), todos membros-efetivos da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA) e da Academia de Letras e Culturas da Amazônia (ALCAMA), que realizam oficinas, seminários, workshops, apresentações e saraus nos espaços das cidades contempladas. Eles viajam sempre sexta-feira, para retornarem no domingo, ficando apenas algumas horas nas cidades-destinos, em, viagens que chegam muitas vezes a durar 14 horas, em lanchas “ajato”.

O próximo município a receber a entrega solene (de 500 livros novos) será Urucará, nos dias 1º, 02 e 03 de abril de 2022, cuja Comitiva ainda está sendo formada. O município que desejar receber a Comitiva e os livros deve entrar em contato com a Coordenadoria do Projeto, pelos fones/Whatsaps (92) 98200-9908 e 99428-9908 para as tratativas de realização do Projeto “Literatura Caminhante” na sua cidade, ou do Projeto “Escritor Estudante” em sua escola ou faculdade em Manaus.
Mais informações dos projetos podem ser obtidas pelos links:
www.facebook.com/literaturacaminhante
www.facebook.com/escritorestudante
Da Redação

Escritor, poeta, editor, antropólogo e professor universitário. Comendador pela Câmara Brasileira de Cultura (CBC). Radialista e jornalista: MTb 0001421-DRT/AM, Matrícula nº 3857. Presidente da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA) e da Academia de Letras e Culturas da Amazônia (ALCAMA). Membro Honorário da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas (ACLJA), da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (ALCEAR), da Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM), da Academia de Letras do Brasil (ALB/AM), entre outras.