Evento de lançamento acontece nesta quinta (26), a partir das 20h30, no histórico Bar no Centro da cidade. | Foto: Divulgação/PVA.
Evento de lançamento acontece nesta quinta (26), a partir das 20h30, no histórico Bar no Centro da cidade. | Foto: Divulgação/PVA.

Falecido em 2012, aos 77 anos, Armando Soares, o eterno dono do Bar do Armando, localizado em frente ao Largo de São Sebastião, no Centro da cidade, é uma figura icônica que marcou diversas gerações e ainda deixa saudades nos seus amigos e familiares. Evento de lançamento acontece nesta quinta (26), a partir das 20h30, no histórico bar no Centro da cidade.

Manaus – Dez anos depois, longe de ser apagado da memória afetiva dos manauaras, Armando ganha uma nova homenagem, desta vez pelas mãos de dois artistas renomados: Rui Machado e Chico da Silva. A dupla lança nesta quinta-feira (26), a partir das 20h30, o samba ‘Armando Felicidade’. A canção já pode ser conferida no YouTube.

“Esse samba em homenagem ao Bar do Armando é um sonho antigo. Primeiro, por eu ser um apaixonado pelo local; segundo, pela minha amizade com a família do Armando, principalmente com a Ana Cláudia Soeiro, sua filha, a quem eu considero uma irmã de alma”, comentou Rui Machado.

WhatsApp Image 2022 05 24 at 12.19.45
Bar do Armando, localizado em frente ao Largo de São Sebastião, no Centro da cidade. | Foto: Rui Machado/PVA.

De acordo com Machado, a ideia para o samba surgiu em 2019, quando ele desfilou no Sambódromo, pela Beija-Flor do Norte. “A escola estava homenageando a família Brasil (Edu e Dudu) e o samba era de minha autoria juntamente com Chico da Silva, Junior Rodrigues e Mariozinho. Na mesma noite antes do desfile, em meio a pessoas muito queridas, enquanto cantávamos e conversávamos, eu falei para a Ana Cláudia Soeiro que iria escrever uma música em homenagem ao Bar do Armando”, disse ele. 

Chico da Silva divulgacao
O amazonense Chico da Silva, um dos maiores compositores brasileiros. Foto: Divulgação/PVA.

Parceria 

Machado conta também que depois de escrever a letra do samba, decidiu retomar a parceria com Chico da Silva e convidá-lo para o samba-homenagem. “O Chico da Silva é meu parceiro em outros trabalhos e  é um gênio da cultura local. O chamei para compor esse samba. Eu escrevi com o coração tudo que eu já vi e vivi no bar. O Chico, com sua genialidade, colocou a melodia e o resultado final está lindo”, afirmou Machado, ressaltando que ficou emocionado com a aceitação do público e a repercussão do trabalho.

242277925 10226403168169173 5298322115886608114 n
Rui Machado, tal qual Chico da Silva, é um grande nome da arte e cultura amazônicas. | Foto: Rui Machado/PVA

Além da melodia de Chico, a música, que foi gravada no estúdio S3 Produções, conta ainda com os vocais de Luccio Flávio, direção artística de Chico da Silva e Edu do Banjo, e direção  musical, arranjo e regência de Dudu Brasil. Já a noite de lançamento, que será realizada no próprio Bar do Armando, contará com a apresentação do grupo ‘Elas Cantam Samba’, formado por Márcia Siqueira,  Lucilene Castro e Cláudia Trindade.

Importância

Segundo Rui Machado, em uma cidade como Manaus, onde pouca ou quase nenhuma importância se dá à memória cultural, é de suma importância manter viva a lembrança de alguém como Armando.

17342484 1162912703830719 1450219758744294754 n
O Bar do Armando é patrimônio cultural imaterial do Amazonas. | Imagem: Divulgação/PVA.

“A sobrevivência do lugar é fundamental. É preciso resistir para existir. Só vivi boas experiências no Bar do Armando, eu procurei passar na letra as emoções de como eu vejo e sinto o bar. Minha relação com o Armando sempre foi de cliente, frequentador do bar e também em razão de minhas raízes  portuguesas. Quando ele adoeceu, fiquei mais  próximo e ia quase todos os dias ao hospital junto com a Ana Cláudia. Com as filhas fui mais próximo e com Dona Lourdes também, eles são uma família muito especial”, concluiu. 

ARMANDO FELICIDADE
(Rui Machado e Chico da Silva)

Armando é verbo é sujeito
Que aprendemos conjugar
É o bar que trazemos no peito
O espaço perfeito
Pra gente se alegrar

É amor é sentimento
Armando felicidade
Armando nesta cidade
É tradição popular (bis)

E as águas que correm pro mar
Tejo, Douro e Amazonas
Vem antes aqui se encontrar
E a grande pororoca
Acontece nesse bar
Do cancioneiro da noite
Ao viajante festeiro
Onde a noite é mais vibrante
E o mundo festejado
O calor humano ferve

Tudo é pura emoção
Mana, maninha, Manaus
Bar do Armando pulsa forte
Tudo num só coração.

Da Redação: Via Portal WG

Foto de Paulo Queiroz

Paulo Queiroz

Escritor, poeta, editor, antropólogo e professor universitário. Comendador pela Câmara Brasileira de Cultura (CBC). Radialista e jornalista: MTb 0001421-DRT/AM, Matrícula nº 3857. Presidente da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA) e da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (ALCAMA). Membro Honorário da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas (ACLJA), da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (ALCEAR), da Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM), da Academia de Letras do Brasil (ALB/AM), entre outras. Professor de Ciência Política, Antropologia Jurídica, Metodologia do Estudo Jurídico, TCC, Filosofia do Direito, Iniciação Científica, Ética e Deontologia Jurídica e Direito Constitucional. Psicanalista Forense em formação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade
Últimas postagens